Fazer uma viagem de volta ao mundo pode ser o desejo de muitas pessoas mas que acabam, por vários motivos, simplesmente deixando no plano das ideias.
Mas para outras é uma necessidade e pode significar a diferença entre viver plenamente ou carregar uma frustração por nunca ter seguido atrás desse sonho. E esse era o nosso caso.
Mais ainda para o Rogerio, pois como bom geógrafo que é, esse desejo significava muito mais do que uma aventura. Era a possibilidade de conhecer na prática, toda a experiência acumulada com a teoria de suas aulas.
Enquanto que para mim, Camila, uma viagem dessa proporção significava a oportunidade de me reconectar comigo mesma.
E isso sem falar dos inúmeros benefícios que uma viagem assim proporciona. Como refletir e compreender sobre nós mesmos e tudo o que nos cerca. Vivenciar outras culturas. Experimentar novos rumos. E conhecer um pouco mais desse mundão.
Logo, esses foram alguns dos motivos que nos levaram a essa decisão.
FOI SIMPLES ASSIM
Eis que, 2 meses após estarmos casados, conversando na beira da piscina do apartamento que tínhamos acabado de alugar, fiz a seguinte pergunta ao Rogerio: você acha que vamos ter filhos?
E ele respondeu: se vamos ou não ter filhos, eu não sei. Mas eu sempre quis fazer uma viagem de volta ao mundo. E com filhos seria um pouco mais difícil.
Eu não precisei pensar muito para responder: sonhos são para serem realizados. Podemos fazer essa viagem e decidir sobre filhos durante o percurso.
Com os olhos brilhando ele respondeu: Combinado!
E eu respondi com o coração na mão: então vamos fazer as malas!
ENFRENTE OS SEUS MEDOS
Antes de mais nada, quero deixar claro que embora pareça que somos aventureiros e destemidos, as nossas decisões estão repletas de medos e receios.
Até hoje é assim, não importa se é uma decisão simples ou complexa.
Mas a questão é que não nos acomodamos quando alguma coisa não está legal.
E o maior medo no nosso caso, era continuar a viver uma vida sem propósito e que nos deixava desanimados. Então descubra qual é, e enfrente o seu medo.
O PLANEJAMENTO DA VIAGEM DE VOLTA AO MUNDO
As vezes nós subestimamos a importância de se ter objetivos e sonhos sempre em mente. Mas são eles que nos fazem ter sede de viver.
Logo no início do planejamento da viagem de volta ao mundo, percebemos que a nossa decisão tinha ligado um motor dentro de nós. E então, arregaçamos as mangas e começamos e trabalhar arduamente para realizar o nosso sonho.
Daí em diante abrimos mão de muitas regalias, e aprendemos a efetivamente nos planejar em diversos aspectos.
Fizemos um planejamento financeiro rigoroso que mudou as nossas vidas. Conto o passo a passo desse planejamento aqui.
Tratamos de cuidar da nossa saúde e fizemos vários check ups para nos preparar adequadamente para a viagem.
Inclusive, conto aqui no blog, como foi nosso preparo em relação a saúde, as vacinas que tomamos e sobre o Certificado Internacional de Vacinação.
Estudamos muito sobre o roteiro e fizemos um curso com a Carol do projeto Vira Volta. Ela também fez uma viagem de volta ao mundo e hoje desenvolve cursos e palestras para ajudar as pessoas a tirarem os seus sonhos do papel.
Esse curso foi determinante para termos clareza de quais países fariam parte da nossa viagem de volta ao mundo entre outras coisas fundamentais do planejamento.
Inclusive ela desenvolveu uma palestra online para te dar um empurrão na realização dos seus sonhos. Onde, de forma descontraída e inspiradora, ela fala como a viagem mudou a vida dela. Acesse a palestra aqui para você também se inspirar.
Além disso também nos planejamos em relação a alguns documentos.
Renovamos o nosso passaporte, tiramos o visto do Japão (em breve post sobre isso). E conto neste post como emitir a Permissão Internacional para Dirirgir – PID.
AMPLIANDO OS HORIZONTES COM A VIAGEM DE VOLTA AO MUNDO
Em janeiro de 2019, dois anos depois da nossa conversa na piscina, caímos na estrada e estamos até hoje.
O sentimento dentro de nós é praticamente indescritível. E não só porque viajar é o máximo e realizar um sonho mais ainda.
Mas também porque as possibilidades são infinitas em vários aspectos e estamos focados em desenvolver novas habilidades. E acreditem, se reinventar nessa fase da vida é um desafio extremamente revigorante.
Atualmente nós estamos viajando e trabalhando ao mesmo tempo. E com isso nos dividimos em diferentes frentes de trabalho.
No blog, no Instagram, na página do Facebook e um canal no You Tube. E ainda estamos melhorando o nosso perfil no Pinterest e no Twitter.
Com isso estamos descobrindo várias formas de fazer a nossa viagem ser motivo de inspiração e aprendizado para àqueles que acreditam no nosso projeto.
E toda vez que conseguimos ajudar alguém nós percebemos que estamos no caminho certo.
Tem um sonho mas o medo te impede de realizar? Compartilhe com a gente nos comentários.
Leave a Reply