Conhecemos várias atrações da capital de Ruanda em um city tour com a empresa Go Kigali e neste post vamos fazer um review de como foi a nossa experiência, bem como um veredicto das atrações.
Quer saber o que fazer no restante do país? Leia também: O que fazer em Ruanda – o lindo país das mil colinas.
É um tour de um dia inteiro onde está incluso transporte, explicação das atrações com um(a) excelente guia, bem como refeições com comida típica local.
Ou seja, é a maneira mais rápida de conhecer a cultura e a história de Ruanda e de sua maior cidade e também capital, Kigali.
GO KIGALI TOURS
O ponto de partida desse city tour é no escritório da Go Kigali Tours que fica dentro do hotel Marriotti. É em um bairro super gostoso de Kigali que tem inúmeras outras atrações.
O encontro foi às 9:30 da manhã, nosso grupo eram 5 turistas, mais a nossa guia Colombe, e após uma breve explicação de como seria o nosso dia partimos todos em uma van muito confortável.
TOMAR CHÁ E COMER CHAPATI
A primeira parada do tour proporciona uma experiência gastronômica mais que local. Um chá preto com gengibre e capim santo, que além de refrescante, estava delicioso. Acompanhado por chapati (é uma espécie de uma pão), que faz parte da dieta de vários países no continente.
Ruanda é muito forte na exportação de chá sendo que a agricultura é a principal atividade econômica do país. Por isso, tomar um chá com chapati é um boa introdução da cultura local.
Além disso, o próprio local onde é servido é bem simples, uma espécie de comércio caseiro, onde é possível conhecer um pouco da comunidade ao entorno, especialmente porque dali, fomos caminhando para a segunda parada.
BAR DE LEITE – MILK BAR
A cultura do leite em Ruanda é um tanto quanto curiosa. Nós vimos vários bares de leite espalhados pela cidade mas não tínhamos arriscado até então.
Entretanto como é a segunda parada do tour nós não fizemos desfeita e resolvemos experimentar. Ficamos com receio de passar mal mas deu tudo certo.
Basicamente tem 2 tipos de leite, o fresco e o fermentado, onde o primeiro é um leite comum, obviamente que forte pois não é processado como o leite industrializado, e o segundo um leite fermentado – foi o que nós provamos – que é tipo um iogurte natural.
Por ser um país ainda rural é muito comum a criação de animais como atividade econômica e para o sustento da família, entretanto, Kigali é uma capital moderna e perguntamos a Colombe aonde estavam àqueles animais.
Descobrimos que existe uma lei que limita a criação de vaca a uma distância mínima de 40 minutos da capital. Ou seja, para abastecer os bares de leite os produtores saem bem cedo para distribuir o leite nos bares, inclusive o que nós visitamos recebe diariamente leite fresco, o que segundo a guia, não acontece em todos os lugares.
O horário em que visitamos estava tranquilo e tinha uma mesa só para o nosso grupo, mas a cultura do leite é tão forte em Ruanda que pela manhã cedo não tem lugar nem para sentar, de tão cheio que eles ficam.
MERCADO NYAMIRAMBO
Nossa 3º parada foi em um ponto turístico obrigatório. O 2º maior mercado da cidade de Kigali.
Como todo bom mercado é uma completa bagunça, com aquela mistura de cheiros e aromas além de uma quantidade enorme de gente. Por isso é sempre bom ficar atento aos pertences.
Mas é muito interessante e o mais legal foi que provamos algumas frutas que a nossa guia Colomb serviu.
Ali no meio do mercado ela sacou uma tábua de alimentos e uma faca e fizemos a festa. Provamos várias frutas locais como os ruandeses comem. Foi bem legal.
MONTE KIGALI
O engraçado em Ruanda é que para onde você olha tem colina, até por isso tem o apelido de país das mil colinas. Haja perna para andar a pé.
Logo a 4º parada do nosso passeio foi justamente no pico mais alto da cidade, o monte Kigali.
De lá a paisagem é de perder de vista, porém é dos arredores da cidade e não da cidade em si. Durante o genocídio, o monte Kigali foi tomado pela milícia pela sua posição estratégica.
COLÉGIO ISLÂMICO
A 5º parada do nosso tour foi em um colégio público islâmico que fica bem próximo do monte Kigali. Foi legal ver as crianças todas uniformizadas correndo por todos os lados.
O colégio é islâmico porém essa é uma minoria em relação ao cristianismo no país, que é de 92% da população.
Mas a grande revelação dessa atração é que, embora o colégio seja islâmico, não existe distinção religiosa para poder estudar lá. A única regra é que as meninas devem cobrir a cabeça com o hijab (lenço), mesmo que não seja de religião islâmica.
A guia comentou que após o genocídio qualquer separação/distinção não é mais aceita no país, justamente porque foi a raiz do genocídio.
Leia mais sobre o genocídio, dicas e curiosidades do país, nesse post. O que fazer em Ruanda – o lindo país das mil colinas.
RESTAURANTE TAMU TAMU
Por volta das 2 da tarde era chegada a hora de almoçar e fizemos a nossa 6º parada. Uma refeição, que acima de tudo, estava deliciosa e com vários práticos típicos extremamente saborosos.
Sentamos todos em uma mesa que estava reservada para nós e compartilhamos aquelas delícias que vieram em quantidade mais que suficiente.
Podemos dizer que a comida em Ruanda é realmente muito boa. E olha que depois de 8 meses na estrada podemos afirmar isso com convicção, pois não são todos os lugares que se come bem como aqui.
VAI VIAJAR?
Faça a cotação do seu seguro viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Assim você valoriza o nosso trabalho e ainda ganha 5% com o CUPOM ROCANOMUNDO5
Eles trabalham com as maiores e melhores seguradoras focadas no segmento. E o site consolida as informações de todas as seguradoras e compara preços e coberturas de acordo com o seu perfil de viagem. E o melhor, eles cobrem qualquer orçamento. Entre em contato.
GRAFITE URBANO
Depois do nosso almoço seguimos pelos arredores da cidade e fizemos nossa 7º parada, que foi uma conversa distraída sobre Ruanda, para apreciar um enorme grafite na parede de um hotel.
Foi uma conversa sobre alguns aspectos de Ruanda enquanto nós apreciávamos os detalhes da pintura de um animal endêmico da Republica Democrática do Congo, chamado okapi. A pintura foi um presente de um artista de rua Belga que geralmente, tem em suas criações animais endêmicos da região.
QUIZ COFFEE CAFÉ
Nada como um cafezinho depois do almoço, não é mesmo?
A 8º parada do nosso city tour com a Go Kigali não foi em uma cafeteria qualquer, mas sim, na Quiz Coffee. Um empreendimento 100 % feminino desde a produção até a venda.
Em Ruanda existe uma questão muito forte com o empoderamento feminino, principalmente depois do genocídio, tanto que atualmente é o país no mundo com mais mulheres no parlamento.
Além disso, a minha percepção como mulher, é que em Ruanda o respeito em relação as mulheres é maior que nos países vizinhos.
MEMORIAL DO GENOCÍDIO DE KIGALI
Por fim, a 9º e última parada do nosso city tour com a Go Kigali, foi em um passeio mandatório na capital e no país. O memorial do genocídio.
Mais do que apreciar somente lindas paisagens, conhecer também a história e cultura de um país enriquece demais a viagem, assim sendo, conhecer um dos memoriais é mandatório.
E até mesmo porque, após a visita ao memorial, a percepção do país muda completamente.
NOSSO VEREDICTO DO CITY TOUR COM A GO KIGALI
Por último vamos dar o nosso veredicto quanto a experiência do city tour com a Go Kigali bem como pontos altos e à melhorar.
Pontos altos:
- variedade de atividades;
- imersão na cultura local;
- ótimas refeições;
- explicações com uma guia experiente;
- conforto e agilidade;
- otimização do tempo principalmente para quem não vai ficar muito tempo na capital;
Pontos à melhorar:
- preço USD 95 p/p;
Como estamos em uma viagem mais longa, tendemos a achar tudo muito caro, ainda mais com o valor do dólar que a muito tempo está acima dos 4 reais.
Entretanto, mesmo com tudo incluso no city tour com a Go Kigali achamos o valor um pouco salgado, porém é o custo quando você está em viagem e quer aproveitar o seu tempo e conhecer a maior quantidade de coisas possíveis com qualidade.
Mas tanto o custo dessa atividade, como todas as outras na África Oriental são bem salgadas, é uma realidade de boa parte do continente, até mesmo porque para muitos países o turismo é uma das principais atividades econômicas do lugar.
Tirando esse fato, nosso veredicto é muito positivo em relação ao city tour com a Go Kigali e nós certamente indicamos essa atividade para quem quer conhecer a capital de Ruanda.
Para entrar em contato e reservar seu passeio acesse o site da empresa.
Leia também:
- O que fazer em Ruanda: O lindo país das mil colinas;
- Road trip de 7 dias em Ruanda;
- Visite Ruanda, Uganda e Quênia com o East Africa Tourist Visa.
Esperamos que tenha gostado desse post, mas que sobretudo, ele seja útil para planejar o seu roteiro nesse país que tem nos surpreendido cada dia mais.
Qualquer dúvida só deixar nos comentários.
Se RoCa no Mundo e viaje com a gente!
Até a próxima!
Leave a Reply