Saiba neste post como entrar com seu cachorro no Uruguai por fronteira terrestre e o passo-a-passo para emissão do Certificado Veterinário Internacional CVI, que é o documento exigido para o trânsito de cães e gatos entre países.
O Certificado de Vacinação Internacional CVI é o documento que atesta que o animal tem condições de saúde para ingressar no país de destino e que atende as exigencias sanitárias do mesmo.
Todas as informações contidas aqui você encontra também no site do governo em um link mais abaixo. Entretanto decidi escrever sobre o assunto para facilitar a compreensão do tema e organizar as coisas com uma sugestão de um passo-a-passo quanto a ordem de providenciar as exigências solicitadas pelo Uruguai.
QUAIS OS REQUISITOS PARA ENTRAR COM O SEU CACHORRO NO URUGUAI
O Uruguai tem algumas exigencias a mais para entrada com cachorro em seu território comparado aos seus países vizinhos. Por esse motivo algumas pessoas que estão viajando pelo Mercosul com o seu pet optam por desviar do Uruguai.
Mas como nós decidimos que o Uruguai faria parte da nossa expedição RoCa sobre Rodas Brasil e América do Sul, fomos atrás das tais exigências para entrada da Walia no país e deu tudo certo.
Veja nesse vídeo como foi a nossa passagem pela fronteira Chui BR – Chuy UR e toda a burocracia envolvida nesse processo. Lembrando que cruzamos a fronteira com nosso mini-motorhome 4×4 e nossa cadela Walia.
COMUM A TODOS OS PAÍSES DO MERCOSUL, INCLUINDO URUGUAI
- Atestado de Saúde modelo AS-1 dentro de no máximo 10 dias da solicitação do CVI. ATENÇÃO: não é válido Atestado de Sáude feito em receituário comum emitido pelo veterinário, é necessário que seja no formulário AS-1, que é emitido pelo próprio site logo no início da solicitação do CVI (mais informações abaixo);
- Tratamento Parasitário: o animal deve ser submetido a um tratamento eficaz de amplo espectro contra parasitas internos e externos, dentro de no máximo 15 (quinze) dias antes a emissão do CVI (Certificado Veterinário Internacional);
- Carteira de Vacinação em dia sendo que a vacina anual contra raiva deve ter sido aplicada em um período superior a 21 dias.
ESPECÍFICOS PARA ENTRADA DO CACHORRO NO URUGUAI
- Laudo da Sorologia de Leishmaniose: cães com destino ao Uruguai devem realizar teste sorológico (ELISA e/ou RIFI ou prova de aglutinação direta) para Leishmaniose com resultado negativo dentro de 60 dias prévios ao embarque;
- Certificado de Microchip: cães com destino ao Uruguai devem estar identificados com microchip (padrão ISO 11784 com tecnologia HDX ou FDH -B. Caso o dispositivo colocado não cumpr a as normas anteriores, o responsável deve fornecer um leitor que permita a leitura do microchip ao entrar no país.
Esse é o link do site do governo para a solicitação do CVI para entrar no Uruguai com o seu cachorro.
De onde vem a grana para viajar Post sobre Planejamento Financeiro.
SUGESTÃO QUANTO A ORDEM A PROVIDENCIAR AS EXIGÊNCIAS
- 1º comece a providenciar as exigências 30 dias antes do embarque;
- 2º providencie o chip do cão; Dica: fizemos a castração da Walia pelo serviço gratuito da prefeitura e eles colocam chip no animal. Foi em São Paulo mas sabemos que esse serviço é oferecido em outros estados.
- 2º faça o exame de sangue de detecção de Leishmaniose (o da Walia levou 10 dias para ficar pronto);
- 3º caso não esteja com a vacina anual contra raiva válida, providencie a mesma 21 dias antes do embarque;
- 4º inicie o processo de emissão do CVI 10 dias antes do embarque. Imprima o Atestado AS-1 emitido pelo site para levar ao veterinário, salve o formulário para retomar o preenchimento depois de reunir tudo;
- 5º leve o animal ao veterinário para o exame de saúde e peça ao veterinário para dar os anti-parasitários externo e interno. Após a avaliação do animal o mesmo deve preencher todos os campos do Atestado de Saúde AS-1 que incluem dados da carteira de vacinação, resultado de exames etc;
- 6º Com tudo isso em mãos volte ao site que você já iniciou o preenchimento e dê continuidade. Você basicamente vai anexar tudo o que reuniu acima.
APÓS ENVIADO A SOLICITAÇÃO DE CVI…
Uma vez enviado a solicitação do CVI eles têm o prazo de 48 horas para dar o parecer aprovando ou solicitando alguma informação ou documento adicional. No caso da Walia foi solicitado que enviasse o certificado de implantação do chip e eu anexei em um campo qualquer destinado a outra coisa pois não tinha o tal campo.
Uma vez emitido o CVI on-line é preciso que um funcionário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) carimbe. No nosso caso entramos pela fronteira do Chui – Chuy e levamos em uma unidade do MAPA na própria cidade fronteriça.
Sempre ligue antes na unidade escolhida para agendar um horário e obter informações a respeito do processo, pois às vezes uma coisa ou outra pode ser diferente, inclusive caso tenha alguma informação adicional para ajudar outros leitores só deixar nos comentários.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS IMPORTANTES
- esse mesmo CVI emitido para entrar no Uruguai dá direito a circulação do animal nos paises do Mercosul (Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela);
- tem data de validade de 60 dias desde que a vacina contra raiva esteja válida;
- caso o animal fique mais de 60 dias no Uruguai e vá retornar ao Brasil, é necessário renovar o certificado antes da viagem;
- para circular na parte austral da Patagônia (Terra do Fogo) é necessário repetir o processo. É necessário um Certificado Veterinário Internacional Austral. que tem válidade de 30 dias (emitimos o da Walia na cidade de Rio Gallegos – Argentina);
Se tiver alguma dúvida ainda e eu puder ajudar só mandar nos comentários ou um DM no Instagram.
Saudações Viajantes!
Leave a Reply