Ao passo que a Etiópia abriga uma porção de patrimônios mundiais, hoje nós vamos compartilhar a nossa experiência em um muito icônico – o parque nacional das montanhas Simien (Simien Mountains National Park). Destino quase obrigatório para quem visita o país.
Com uma paisagem espetacular formada entre 40 a 25 milhões de anos atrás, o parque abriga montanhas, platôs, vales e imensos paredões de até 1.500 metros que desfilam bem diante dos nossos olhos enquanto caminhamos.
O parque possui ainda uma magnífica diversidade da fauna e da flora sendo lar de animais extremamente raros como o macaco da espécie Gelada, o Walia iBex (uma espécie de cabra de montanha só encontrada aqui), e o lobo etíope, que infelizmente em virtude de conflitos homem x natureza está extremamente ameaçado de extinção.
É possível apreciar as montanhas de diversas formas, que vão desde passeios de 1 dia (day tour) bem como semanas acampando por lá.
Nós optamos por uma trilha de 3 dias com 2 noites acampando dentro do parque. Sendo assim pudemos perceber a diferença na vegetação ao longo dos dias bem como suas particularidades que vamos colocar mais adiante.
PREPARANDO A MALA
- chapéu;
- protetor solar;
- protetor labial;
- óculos de sol;
- lenço umedecido (banho de gato);
- papel higiênico;
- roupa e casaco leve para caminhada durante o dia (venta bastante);
- roupas de frio e jaqueta (especialmente na segunda noite é bem frio);
- bastão de caminhada;
- mochila de ataque (para levar água, equipamento fotográfico e itens menores durante a trilha);
- mochila cargueira (durante a trilha a bagagem maior é transportada pela empresa sendo devolvida no acampamento);
- equipamento fotográfico com bateria extra, NÃO tem ponto de energia nos acampamentos;
- snacks de trilha;
- para àqueles que vão de forma independente todo equipamento de camping, comida e água (barraca, saco de dormir, cozinha, etc);
- boa energia e disposição, o restante é só alegria.
PRIMEIRO DIA DE TRILHA NAS MONTANHAS SIMIEN
Nossa jornada começou no Gondar Backpackers, um hostel que fica na cidade de mesmo nome, e que além disso faz parte do mesmo grupo de operador turístico que fizemos a trilha pelas montanhas Simien.
Acho importante sinalizar que fizemos nosso tour em parceria com a Discover SimienTour. Entretanto tanto os relatos quanto as fotos são de nossa autoria, com a nossa opinião honesta e sincera, quanto a experiência que vivenciamos.
A Discover SimienTour possui toda a estrutura para essa e outras atividades da região bem como preços bem competitivos.
Conheça a Objetiva Consórcio, empresa que somos investidores e parceiros, e que tem papel fundamental na nossa viagem de volta ao mundo, visto que 40% dos nossos custos são cobertos só com a rentabilidade de nossos investimentos com eles. Leia aqui para saber como investir e alcançar os seus objetivos financeiros também.
Dito isso, vamos aos primeiros passos. Acordamos cedo, tomamos café da manhã e às 8 horas já estávamos dentro do carro indo de encontro ao restante do grupo conforme seus respectivos hotéis espalhados em Gondar.
Em seguida, por volta das 9 horas, deixamos a cidade em uma van bem confortável em direção às montanhas Simien. Haviam 7 pessoas no grupo.
CHEGAMOS NA CIDADE DE DEBARK
O escritório onde se faz o registro e pagamento para visitar as montanhas Simien fica na cidade de Debark, distante 100 km de Gondar.
Levamos quase 2 horas entre Gondar e Debark, sendo assim quando chegamos lá, já era por volta das 11 horas da manhã. Depois são mais 14 km até o portão de entrada.
Caso você opte por fazer o roteiro de forma independente tem ônibus/van que faz esse trajeto saindo da estação de ônibus chamada Menharia, em Gondar.
Embora seja mais trabalhoso é totalmente possível, e se esse for o seu caso, acesse também o site do parque para obter mais informações e se preparar adequadamente.
A única coisa que é obrigatória é que se contrate um scout (segurança armado) e isso deve ser feito no escritório do parque, mas o restante é possível fazer por conta própria e inclusive a trilha é bem marcada.
O bom do tour organizado é que você não tem que carregar barraca, cozinha, alimentos e nem a sua própria bagagem, pois eles cuidam de tudo.
VAI VIAJAR?
Faça a cotação do seu seguro viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Assim você valoriza o nosso trabalho e ainda ganha 5% com o CUPOM ROCANOMUNDO5
Eles trabalham com as maiores e melhores seguradoras focadas no segmento. E o site consolida as informações de todas as seguradoras e compara preços e coberturas de acordo com o seu perfil de viagem. E o melhor, eles cobrem qualquer orçamento. Entre em contato.
Pois bem, quando no escritório do parque preenchemos o livro de registro com passaporte, o nosso guia pagou as entradas que não eram mais que USD 10 (jan 2020), fomos ao banheiro, e voltamos para a van.
Dali até o ponto onde começamos a trilha levou quase 2 horas pois toda a logística envolvida para nossos dias na montanha é resolvida na cidade de Debark.
Sendo assim, a van fez inúmeras paradas para recolher todo o necessário dos fornecedores e além disso embarcaram o nosso guia e 2 scouts.
OFICIALMENTE DENTRO DO PARQUE NACIONAL DAS MONTANHAS SIMIEN
Quando finalmente começamos a caminhar já era por volta da 1 da tarde e o nosso guia entregou um lanche e uma garrafa de água de 2L para cada um. Entretanto a pausa para o lanche do almoço foi somente após uma hora e meia de caminhada.
Achamos esse intervalo sem comer um pouco longo demais (entre o nosso café da manhã no hostel e a pausa para o almoço na trilha), por isso a nossa sugestão de levar uns snacks de trilha.
No nosso caso tínhamos umas bananas, e de qualquer forma esse foi o único momento em que tivemos essa percepção pois todas as outras refeições foram com um excelente intervalo e de ótima qualidade.
Logo no início da nossa caminhada já topamos com um grupo de macacos da espécie Gelada e foi só alegria.
Lemos em alguns guias que eles são erroneamente chamados de Babuínos Gelada (Gelada Baboon), mas que não seriam uma espécie de Babuíno e sim uma espécie de macaco.
Nós não temos certeza qual o certo mas que eles parecem uns babuínos de peruca parecem rs.
DIFICULDADE DO PASSEIO DE UM DIA
No primeiro dia a caminhada gira em torno de 4 a 5 horas e é bem tranquila, com pouca inclinação e em um ritmo bem moderado, entretanto no nosso grupo havia um senhor que estava totalmente despreparado no quesito condicionamento físico, além de ser tabagista pesado, e quase que ele não termina nem o primeiro dia.
Mas no geral, principalmente para quem opta por 2 dias e 1 noite, o percurso é de dificuldade leve a moderada sem a necessidade de um excelente condicionamento físico.
E quem opta por day tour as paradas são pontuais nos principais mirantes desse trecho, e sem a necessidade de grandes deslocamentos.
A paisagem é linda e a vegetação é bem presente com inúmeras árvores e arbustos (floresta de montanha).
Outra característica do primeiro dia é que boa parte do nosso percurso é com essa paisagem de tirar o fôlego, com inúmeros mirantes um mais lindo que o outro.
CHEGAMOS NO PRIMEIRO ACAMPAMENTO
Quando chegamos em nosso acampamento por volta das 5 horas da tarde fomos recebidos com um lanchinho com chá, café, bolacha e pipoca.
Além disso todas as barraca estava montadas e nosso guia gentilmente se certificou de que todos estavam bem acomodados.
Além da barraca, havia ainda um colchonete e um saco de dormir para cada, uma belezinha de acampamento, principalmente pra nós que estamos acostumados a carregar tudo e a passar uns bons perrengues acampando.
Assim que nos acomodamos fomos apreciar o pôr do sol não muito longe do acampamento, uns 15 minutos de caminhada.
Estava tudo tão perfeito que me senti inspirada para meditar e o Rô aproveitou para fotografar esse momento. Gostei muito da foto!
Depois do jantar que surpreendeu a todos pela excelente qualidade (sopa de entrada com macarrão e legumes de prato principal) fomos nos aquecer na fogueira.
Além do jantar delicioso ainda recebemos uma garrafa de gin local que matamos cantando em volta da fogueira, foram momentos muito alegres com lua cheia e céu estrelado.
Antes das 9 horas da noite já estávamos dentro da nossa barraca prontos pra dormir. A noite foi fria mas além do nosso saco de dormir, que anda com a gente pra cima e pra baixo, usamos o fornecido pela Discover Simien tour.
SEGUNDO DIA DE TRILHA NAS MONTANHAS SIMIEN
No 2 dia começamos a levantar acampamento às 6 da manhã para tomar café as 7 horas. Os pedidos foram feitos na noite anterior então assim que sentamos o cozinheiro já veio com os respectivos pedidos.
As opções eram mingau, panqueca ou omelete. Café, chá, geléia e mel já estava na mesa à vontade.
Nesse dia a caminhada já é um pouco mais puxada, tanto em distância quanto em altitude, e a paisagem muda consideravelmente.
Continuamos seguindo o paredão escarpado por um tempo até que chegamos em um ponto onde tem uma cachoeira com pouca água mas muito fotogênica, separada por um gigantesco vale.
Esse é o ponto final para quem faz o tour de 2 dias e 1 noite, sendo que dali caminham mais uns 15 minutos até a estrada e voltam, geralmente para Gondar.
No nosso caso também veio um carro nos buscar porém para levar para um outro ponto, mais a frente, onde continuamos a caminhada.
A segunda parte da caminhada do 2° dia é mais longa e exigente que a primeira. A paisagem muda drasticamente para uma vegetação esparsa, predominantemente rasteira com algumas Lobelias gigantes.
Em seguida depois de uma certa elevação voltamos a beirar os paredões com um mirante mais lindo que o outro.
CHEGAMOS NO SEGUNDO ACAMPAMENTO
Após aproximadamente umas 8 horas de caminhada chegamos no acampamento da segundo noite. Consideramos esse mais bonito que o primeiro entretanto a noite aqui é bem mais fria, afinal estamos falando de 3.600 metros de altitude.
Bem perto dali tem um mirante muito bonito, de onde o Rô tirou essa foto (acima) do nosso acampamento, que é uma boa para apreciar a paisagem mas não para o pôr do sol.
Eu optei por meditar e descansar um pouco na barraca antes do jantar.
O ritual após nos acomodarmos foi o mesmo da noite anterior, jantar e fogueira, mas no lugar do gin foi um vinho local. Tudo muito bom.
TERCEIRO E ÚLTIMO DIA DE TRILHA NAS MONTANHAS SIMIEN
No terceiro e último dia é hora de chegar ao segundo maior pico das montanhas Simien.
Após levantarmos acampamento o guia reuniu o grupo para sinalizar que um dos scouts e os cozinheiros estavam se despedindo, então era chegada a hora do tip (caixinha). Nós deixamos em torno de 10 dólares, que foi a média do grupo, mas claro que isso é bem pessoal e cada caso é um caso.
Quem não está adaptado com trilha em montanha sofre nesse dia, mas o importante é respeitar o seu próprio limite e não tentar seguir o grupo caso esteja puxado, além disso, beber muita água e dar passos pequenos são fundamentais em trilha de altitude.
Como eu estava seguindo o que acabei de escrever acima, fui a última a chegar do nosso grupo, porém firme e forte.
O mais engraçado era o scout que não me deixou sozinha um minuto. O guia foi com o grupo e o scout comigo.
Em torno de 4.200 m a vegetação é praticamente ausente e é um frio danado. Dá até pra ver o gelo nessa foto.
Conquistamos o segundo maior pico do parque o RAS/MOUNT BWAHIT, com seus 4.437 m, sendo que o pico mais alto das montanhas Simien é o RAS DASHAN que tem 4.550 m, e para chegar até lá é necessário mais do que 3 dias de trilha.
HORA DE VOLTAR
E na descida ainda tivemos o privilégio de ver o Walia iBex em meio a um gigantesco grupo de macacos Gelada e ficamos quase uma hora por ali em meio a eles.
Depois de uma sequência bem sucedida com a conquista do Ras Bwahit, bem como avistamento dos Walia`s Ibex e de uma porção de Gelada, finalizamos a nossa trilha retornando para o acampamento.
O percurso todo desse dia levou em torno de 7 horas, ao passo que quando retornamos para o acampamento o transporte já estava nos esperando para retornar para a cidade de Gondar.
Apesar de cansados e de ser quase 8 horas da noite quando o motorista nos deixou na porta do hostel Gondar Backpacker, tomamos um banho rápido e partimos para comemoração.
Fechamos o nosso maravilhoso dia com os amigos de trilha no Four Sisters, um excelente restaurante que fica em Gondar, com comida típica etíope inegavelmente deliciosa.
Lembrando que fizemos esse incrível passeio com a empresa Discouver Simien Tour, que tem base na cidade de Gondar, e oferece toda a logística e estrutura para se desfrutar plenamente do esplendor das montanhas Simien. Usamos e aprovamos!
Gostou!? Que tal colocar a Etiópia nos seus planos de viagem!? Caso tenha interesse em visitar o país nos mande uma mensagem!
Se RoCa na Etiópia e Viaje com a gente!
Até a próxima!
Que aventura ! Parabéns !