O Quênia foi o 9° país da nossa viagem de voltar ao mundo, que teve inicio pela África do Sul, onde a princípio passamos 10 dias somente em sua capital, Nairóbi. Sendo assim, nesse post vamos falar sobre o que fazer por lá.
Primeiramente chegamos em Nairóbi, vindo de ônibus de Kampala, capital de Uganda. Foi uma viagem de ônibus de aproximadamente 15 horas, relativamente tranquila, visto que as estradas não são de todo ruim. Em breve um post sobre como fazer esse deslocamento.
Antes de mais nada, saiba que Nairóbi é uma cidade grande (a maior do país), e relativamente bem estruturadada. Mas como toda cidade grande tem seus desafios e se deslocar por lá não é tarefa fácil. Entretanto, com uma pesquisa prévia e algumas dicas valiosas é possível aproveitar bem sua estadia. Então vem com a gente.
Quer saber como visitar Ruanda, Uganda e Quênia com um único visto, acesse este post aqui: “East Africa Tourist Visa”.
INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA NAIRÓBI
- Uber é usado amplamente por lá, sobretudo organizado e com preço acessível;
- SafeBoda é outro aplicativo muito útil para chamar moto, além disso é mais barato e dá uma driblada no trânsito caótico de Nairóbi;
- Usamos bastante matatu (meio de transporte público), pois além de ser infinitamente mais barato, com algumas informações colhidas com os locais é bem tranquilo. Entretanto muito cuidado com os pertences, pois há muitos relatos de furto de celular;
- Jumia é outro excelente aplicativo onde você consegue comprar de tudo, desde comida tanto quanto equipamentos eletrônicos (durante a nossa estadia por lá compramos um celular);
- Caso opte por um chip de dados/voz local, a Safaricom é a empresa de telefonia mais ultilizada do país e que permite o sistema M-Pesa (meio de pagamento via celular amplamente ultilizado, mais do que qualquer outro sistema, inclusive dinheiro);
- A recém inaugurada ferrovia (contruída pelos chineses) é uma boa alternativa para se locomover no país, mas na cidade não foi muito útil para nós.
VAI VIAJAR?
Faça a cotação do seu seguro viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Assim você valoriza o nosso trabalho e ainda ganha 5% de desconto com o CUPOM ROCANOMUNDO5
Eles trabalham com as maiores e melhores seguradoras focadas no segmento. E o site consolida as informações de todas as seguradoras e compara preços e coberturas de acordo com o seu perfil de viagem. E o melhor, eles cobrem qualquer orçamento. Entre em contato.
THE BOMA HOTEL
Nossa chegada em Nairóbi foi com grande estilo, pois ficamos hospedados no The Boma – um hotel 5 estrelas que pertence a Cruz Vermelha do Quênia.
Além de ser extremamente bem localizado, o que conta muito em Nairóbi pois o trânsito é surreal, o The Boma tem uma série de diferenciais que fizeram a nossa estadia de 4 dias simplesmente perfeita.
As instalações ficam em um complexo gigantesco e contam com restaurantes, café, bar, acadêmia, spa, piscina, espaço de reuniões, suíte presidencial, ampla área verde, entre outras facilidades.
No mesmo quarteirão da rua fica ainda um hotel 3 estrelas, O The Boma Inn, e o prédio da Cruz Vermelha.
Mas o diferencial mesmo desse lugar é que, embora tenham uma administração independente da Cruz Vermelha do Quênia, ao ficar hospedado por lá você estará contribuindo para uma boa causa, pois 100% do lucro dos hotéis vão para a maior organização humanitária do mundo.
Para informações e reservas acesse o site: The Boma Hotels
ORFANATO DE ELEFANTES
O Sheldrick Wildlife Reserve é um projeto sensacional que resgata os elefantes da natureza, que por algum motivo perderam a família. Por volta dos 4 anos de idade eles são novamente reintroduzidos em seu habitat natural.
Para nós essa é uma das atrações imperdíveis de Nairóbi.
O orfanato abre para visitação na hora da mamadeira, todos os dias pela manhã das 11 às 12. A entrada custa USD5 e ainda é possível adotar um elefante por USD50 ao ano.
CENTRO DE GIRAFAS
Não chegamos a visitar esse lugar mas você vai encontrar em quase todas as pesquisas sobre o que fazer em Nairóbi.
É outro local com um trabalho belissímo de resgate, preservação e conscientização em relação a esses animais que infelizmente, em específico essa espécie (Rothschild), estão ameaçados de extinção.
No Giraffe Centre é possível interagir com os animais (alimentação e carinho), bem como obter diversas informações sobre preservação de animais em extinção. É possível ainda fazer uma trilha dentro da propriedade que dá acesso a um lago.
Outro local onde é possível interagir com esses animais é o Hotel Giraffe Manor, criado pelos mesmos idealizadores do Giraffe Center. O investimento é bem maior, mas parece ser uma experiência interessante tomar café da manhã com as lindas girafas.
Para mais informações acesse o site do Giraffe Centre.
MUSEU NACIONAL DE NAIRÓBI
O museu é enorme com vários setores que vão desde exposições sobre a fauna e flora do continente, quanto a parte histórica e cultural do país, além de um setor sobre evolução humana.
Achamos a entrada um pouco cara (1.200 xelins queniano – nov/2019) sendo que por mais 300 xelins é possível também visitar o serpentário que fica em um setor no fundo.
Decidimos pela entrada conjugada (museu e o serpentário) e gostamos bastante do passeio.
Não é surpreendente, considerando que uma reforma caíria bem ao complexo, mas foi legal.
O CENTRO DA CIDADE
O centro da cidade é sempre um lugar interessante e curioso, e em Nairóbi não é diferente. Chegamos por lá (de ônibus vindo de Uganda) e voltamos algumas vezes.
Por lá você encontra mercados, galerias de arte, bons restaurantes, e várias outras atrações sazonais, verifique a programação durante a sua visita, principalmente as artísticas.
FOGO GAÚCHO EM NAIRÓBI
Esse restaurante faz mais sentido para quem gosta de um bom churrasco brasileiro ou está há bastante tempo na estrada.
No nosso caso, além da família e dos amigos, a comida é a segunda coisa que mais sentimos falta do Brasil.
Como nós estamos longe há quase 1 ano foi uma ótima oportunidade para matar a saudade da culinária do nosso país.
A churrascaria é de excelente qualidade, inclusive com algumas carnes exóticas como crocodilo e avestruz, e valeu cada centavo investido e kilograma adquirido. Rs
PARQUE NACIONAL DE NAIRÓBI
Quer fazer safári mas não quer se deslocar para o interior? Em Nairóbi você tem essa opção.
Com cerca de 117 Km² o Parque Nacional de Nairóbi fica há 20 minutos de carro do centro da cidade e possui 4 de 5 dos Big Five (leão, leopardo, rinoceronte, búfalo e elefante).
A nova linha de trem do Quênia, que atende uma parte significante e turistica do país, passa por dentro do parque. Nós usamos algumas vezes e mesmo de longe vimos algumas girafas.
Caso tenha alguma dúvida sobre esse post só deixar nos comentários que vamos adorar responder.
Se RoCa no Quênia e Viaje com a gente!
Até a próxima!
Ola, como foi a travessia de ônibus na fronteira, eles solicitam o visto ja na divisa? Estou planejando pegar um ônibus de Arusha, na Tanzânia, para Nairobi e preciso de mais informações, desde já agradeço.
Olá Daniel, como vai!? Desculpe a demora em responder. No nosso caso pegamos o visto diretamente na fronteira (saindo da Tanzânia e entrando em Ruanda) e optamos pelo visto conjugado que dava direito a Ruanda/Uganda/Quênia (EastAfricaVisa), já que passaríamos nos 3 países. Caso você não tenha ido ainda acredito que é possível tanto o eVisa quanto na fronteira, mas sugiro dar uma olhada no próprio site de imigração do Quênia por que muda toda hora. Boa viagem!!! Saudações viajantes! Abraços.