Uganda foi o 8º país da nossa viagem de volta ao mundo – que começou pela África do Sul – e nesse post vamos fazer um resumo sobre as principais atrações do país, bem como sinalizar algumas informações relevantes antes de você fazer as malas.
Primeira informação importante é que Uganda está localizada na região do equador, ou seja, a estação chuvosa não brinca em serviço.
Por isso fuja de lá nos meses de setembro, outubro e novembro, sendo que este último é o pior de todos.
Nós sabíamos disso, porém como já estamos há quase um ano no continente dificilmente conseguimos pegar a melhor época de todos os países.
Sendo assim, chegamos por lá em setembro e saímos em outubro, e comprovamos que de fato chove pra valer – quase todos os dias.
Além disso percebemos um aumento progressivo da chuva e os locais disseram que em novembro fica mais pesado ainda.
Entretanto, mesmo com a presença constante da chuva, Uganda foi um país que nos surpreendeu muito positivamente em vários aspectos.
Desde de paisagens lindíssimas até o povo mais acolhedor e simpático de todos os países que visitamos no continente – então, vem com a gente que vamos te contar o que tem para fazer por lá.
VAI VIAJAR?
Faça a cotação do seu seguro viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Assim você valoriza o nosso trabalho e ainda ganha 5% com o CUPOM ROCANOMUNDO5
Eles trabalham com as maiores e melhores seguradoras focadas no segmento. E o site consolida as informações de todas as seguradoras e compara preços e coberturas de acordo com o seu perfil de viagem. E o melhor, eles cobrem qualquer orçamento. Entre em contato.
DESTINOS QUE VISITAMOS EM UGANDA
Para fazer o nosso roteiro independente por Uganda nós alugamos um carro 4×4 totalmente equipado com a Active African Vacations, sendo assim foi possível escolher entre hospedagens convencionais ou acampamento, pois o carro tinha tudo necessário para a nossa aventura.
Essa empresa além de alugar carro, tem seu foco sobretudo em passeios organizados para conhecer as principais atrações de Uganda e dos países vizinhos – é A empresa para atividades de natureza nessa parte da África.
CONHECER A CAPITAL KAMPALA
A saber a nossa chegada em Uganda, foi pela capital Kampala, vindo de ônibus de Kigali, capital de Ruanda – uma viagem de 15 horas e em breve você encontra como foi, nesse post aqui.
Conhecida como a cidade das 7 colinas, Kampala é a mais genuína expressão de caos organizado, mas sobretudo é extremamente vibrante, com várias atrações e uma gastronomia surpreendente.
Decerto não tem nada mais emocionante do que subir em cima de uma boda (moto) – meio de transporte muito utilizado – e se jogar no caos da cidade à procura de atrações.
Dentro da capital nos deslocamos tanto de moto, como com carro de aplicativo, mas como o trânsito da cidade é caótico usamos majoritariamente boda-boda (moto) – e fora da capital usamos o carro.
Aplicativos de deslocamento úteis em Uganda:
- Uber – carro
- Bolt – carro e moto
- SafeBoda – moto
Acima de tudo, saiba que em Kampala somente é possível evitar congestionamento nos extremos de horários – sendo assim dirigimos em direção ao sul, por volta das 3 da manhã.
FLORESTA IMPENETRÁVEL DE BWINDI
Uganda é um, dentre os 3 países (Uganda, Ruanda e República Democrática do Congo) onde é possível ver os 850 gorilas de montanha remanescentes no planeta – aliás, dentre os 3, Uganda é quem abriga quase metade desses animais – na floresta impenetrável de Bwindi.
Quanto ao preço, consideramos a melhor relação custo x benefício, pois não é o mais caro dentre os 3, e ainda tem uma ótima estrutura para realizar a atividade.
Visto que existem inúmeras agências que organizam o passeio (a maioria localizada em Kampala), bem como inúmeros lodges confortáveis ao redor da floresta – nós ficamos hospedados no Gorilla Safari Lodge, que fica de frente para a floresta. Leia o review dessa hospedagem aqui.
Quer saber como visitar Ruanda, Uganda e Quênia com um único visto? Então acesse este post aqui: “East Africa Tourist Visa”.
Preços Agosto /2019:
- República Democrática do Congo (RDC) – Permissão USD 400 + Visto USD 100;
- Uganda – Permissão USD 600 + Visto individual de USD 50 ou casado para (Ruanda, Uganda e Quênia por USD 100);
- Ruanda – Permissão USD 1.500 + Visto individual de USD 50 ou casado para (Ruanda, Uganda e Quênia por USD 100).
SAFÁRI NO PARQUE NACIONAL RAINHA ELIZABETH
Esse é o parque de safári mais visitado de Uganda e o segundo maior do país (o primeiro é o Murchison Falls). A atração mais famosa do safári são os leões que escalam árvores, e nós fomos felizardos por avistar 2 filhotes mesmo em época de chuva.
A paisagem do parque é lindíssima e tivemos a oportunidade de ficar hospedados dentro do parque, no Ishasha Wilderness Camp – QENP, o que fez toda a diferença na nossa experiência por lá.
Além do safári tivemos um pôr do sol com drinks e snacks, um café da manhã na savana africana, e ainda fizemos uma visita à comunidade que foi reveladora em vários aspectos.
Tudo organizado pela equipe do Ishasha Wilderness Camp e Wild Frontiers Uganda. Leia o review dessa hospedagem aqui.
PARQUE NACIONAL FLORESTA KIBALE
Localizado no oeste do país, na base das montanhas Rwenzori, o parque nacional floresta Kibale é composto por uma incrível floresta equatorial.
Faz fronteira com o Parque Nacional Rainha Elizabeth ao sul, formando uma floresta contínua e ao mesmo tempo criando um corredor de 180km para a migração de animais.
Além da incrível biodiversidade da fauna e flora, a floresta de Kibale é famosa por oferecer o trekking dos chimpanzés, sendo que é um dos melhores lugares para se realizar a caminhada em Uganda, pois possui aproximadamente 500 destes animais, além de mais 12 outras espécies de primatas.
A região abriga ainda uma concentração de 9 lagos de cratera vulcânica, sendo que nós ficamos hospedados de frente para o segundo maior, o Nyinabulitwa.
O lodge em que ficamos era tão delicioso que optamos por não fazer o trekking dos chimpanzés, e decidimos descansar enquanto hospedados por lá. Leia o review sobre o Crater Safari Lodge nesse post aqui.
MURCHISON FALLS NATIONAL PARK – UGANDA
Criado em 1952, com 3.841 quilômetros quadrados, esse é o maior parque nacional de Uganda.
Oferece uma infinidade de atrações que vão desde safári até passeios de barco pelo rio Nilo, sendo que o mais famoso é o que leva até as cataratas Murchison, que dão nome ao parque.
As cataratas são fruto de um afunilamento do leito do rio Nilo, com aproximadamente 50 metros, passando por uma fenda de aproximadamente 7 metros e uma queda de 40 metros.
É considerada uma das cataratas mais potentes do mundo, e o melhor – é possível chegar bem pertinho para sentir a incrível força da natureza.
“A catarata mais impressionante do Nilo.” — Sir Samuel White Baker, explorador inglês.
Nós ficamos hospedados no Baker’s Lodge, que fica dentro do parque nacional. Leia o review dessa acomodação nesse post aqui.
Essa é uma região com forte presença da mosca Tsé Tsé, que pode causar a doença do sono quando contaminada. Porém graças ao trabalho do governo junto a organizações internacionais, a doença está praticamente controlada.
Entretanto todo cuidado é pouco, por isso use repelente e roupas protetoras, pois além do risco da doença a picada é bem dolorida.
TIRAR FOTO EM UM DOS MARCOS DO EQUADOR DE UGANDA
Marcar presença no “meio do mundo” é bem legal, ainda mais viajando com um geógrafo.
Existe mais de um marco em Uganda, entretanto como várias partes do país estão em reforma, alguns foram removidos.
Portanto saiba que o marco entre o parque nacional Rainha Elizabeth e o parque nacional floresta de Kibale não estava lá. Nossa viagem foi em outubro de 2019.
CONHECER A NASCENTE DO RIO NILO EM JINJA
Jinja fica aproximadamente 80km de capital Kampala e é a segunda maior economia de Uganda.
Essa cidade fica as margens do Lago Vitória, próxima à nascente do rio Nilo Branco, desse modo as principais atrações são aquáticas, como o rafting por exemplo.
LAGO BUNYONYE – UGANDA
Considerado um dos lagos mais bonitos de Uganda, o Bunyonyi fica no sudoeste de Uganda, entre Kisoro e Kabale, perto da fronteira com Ruanda.
Apesar de a maioria das atividades da região serem voltadas para o lago, ainda é possível fazer uma visita a comunidade.
PARQUE NACIONAL KIDEPO
Com 1.442 quilômetros quadrados de extensão o parque possui uma savana acidentada, dominada pelos 2.750 metros do Monte Morungole, e além disso é cortado pelos rios Kidepo e Narus.
Visto que o parque nacional Kidepo fica aproximadamente 520 quilômetros a nordeste de Kampala, decidimos deixar pra próxima.
MONTANHAS RWENZORI
As montanhas Ruwenzori igualmente conhecidas como as “montanhas da lua”, constituem uma pequena cordilheira da África Central.
Está localizada na fronteira de Uganda com a República Democrática do Congo.
Foi declarada patrimônio mundial da humanidade em 1994, seu pico mais alto possui 5.109 metros de altitude e é sobretudo, o melhor lugar para trekking de alta montanha de Uganda.
Esperamos que tenha gostado desse post e que seja útil para planejar o seu roteiro. Qualquer dúvida só deixar nos comentários.
Se RoCa em Uganda e viaje com a gente!
Até a próxima!
Olá! O Safari no Parque Rainha Elizabeth em Uganda vocês fizeram com carro próprio sozinhos ou contrataram guia com transporte?
Olá Priscylla,como vai? Nós fizemos com um carro 4×4 alugado em Kampala e fizemos sózinhos. Nesse vídeo nós mostramos como foi: https://youtu.be/mL393x7tpSg. Saudações Viajantes