Nesse post vamos compartilhar como foi a nossa road trip em Ruanda, bem como, dar algumas dicas para alugar um carro no país das mil colinas.
Existem várias formas de você se deslocar pelo país, entretanto como nós somos simplesmente apaixonados por pegar um carro e sair explorando lindas paisagens por nós mesmos, lá fomos nós dirigir por Ruanda.
Em primeiro lugar, uma informação importante se você está planejando o seu roteiro por aqui é que, além do país ser seguro, as estradas, em sua maioria, são muito boas.
Essa informação faz toda a diferença entre decidir fazer uma road trip ou conhecer os lugares turísticos com tours organizados por agências. Na Tanzânia por exemplo era inviável cogitar isso, inclusive nesse post abaixo nós explicamos porquê.
Quer saber qual a forma mais barata para ir da Tanzânia até Ruanda? Acesse esse post sobre a nossa viagem de ônibus pelo interior da África.
E além disso, nós temos um estilo de viagem mais independente e gostamos muito de planejar nosso roteiro passo a passo. E como uma road trip permite isso, lá fomos nós.
VAI VIAJAR?
Faça a cotação do seu seguro viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Assim você valoriza o nosso trabalho e ainda ganha 5% de desconto com o CUPOM ROCANOMUNDO5
Eles trabalham com as maiores e melhores seguradoras focadas no segmento. E o site consolida as informações de todas as seguradoras e compara preços e coberturas de acordo com o seu perfil de viagem. E o melhor, eles cobrem qualquer orçamento. Entre em contato.
NEPO TOURS
Para fazer a nossa road trip em Ruanda nós alugamos um carro com a Nepo Tours, pois uma vez que é uma empresa local, nós fIzemos questão de apoiar. Existem outras companhias europeias que operam no país, mas gostamos de estimular o turismo local e não de multinacionais. Pense sobre isso nas suas viagens.
Entramos em contato pelo site da empresa e rapidamente tivemos um retorno quanto a nossa solicitação.
O processo de locação foi mais prático e simples do que estamos habituados e o melhor sobretudo – eles levam o carro até a sua hospedagem, o que facilita bastante a logística.
O carro que nós alugamos foi um TOYOTA RAV4, muito comum no país.
Não era um carro novinho mas atendeu perfeitamente o nosso roteiro e mesmo quando nos aventuramos em algumas estradas de terra, ele segurou bem a bronca.
Além disso o carro era bem espaçoso, confortável, com transmissão automática, teto solar e um bom desempenho.
Única coisa é que esse modelo especificamente, eles não permitem dirigir no Akagera National Park.
Portanto, caso sua road trip por Ruanda inclua essa atração, se certifique previamente que o carro dá conta do recado e que é permitido dirigir no Akagera National Park com o carro que você alugou.
E se você quer saber como visitar Ruanda, Uganda e Quênia com um único visto, acesse este post aqui: “East Africa Tourist Visa”.
ROTEIRO DA NOSSA ROAD TRIP EM RUANDA
Trajeto do nosso roteiro de 7 dias:
- 1° dia – 186 km – Kigali até Nyungwe Forest National Park – Kitabi;
- 2° dia – 146 km – Nyungwe Forest National Park até Kibuye – região do Lake Kivu;
- 3° dia – 93 km Kibuye até Gisenyi – Lake Kivu;
- 4° dia – Permanecemos mais um dia em Gisenyi;
- 5° dia – 65 km – Gisenyi até Musanze, região Volcanoes National Park;
- 6° dia – Subida ao vulcão Bisoke – Volcanoes National Park;
- 7° dia – 100 km – Volta para Kigali e devolução do carro.
Nesse post você encontra um review do Nyungwe Nziza Ecolodge que fica na região da Nyungwe Forest Nacional Park.
Nesse post você encontra um review do La Locanda que fica na região de Musanze. É lá que fica o Parque Nacional dos Vulcões – lar dos famosos gorilas da montanha.
DICAS PARA FAZER UMA ROAD TRIP EM RUANDA
Uma informação importante sobre o roteiro do primeiro dia é que o caminho que fizemos entre Kigali até a Nyungwe Forest demorou mais de 5 horas.
Tudo isso porque fomos visitar o Nyamata Genocide Memorial Centre que fica há menos de uma hora da capital, Kigali. E de lá seguimos o GPS para ir sentido a Nyungwe Forest.
Mas o grande problema é que essa estrada é de terra e em alguns trechos bem complicada, virando praticamente uma trilha.
Com isso conhecemos as paisagens do interiooor de Ruanda mas perdemos a visita ao King’s Palace Museum porque chegamos tarde.
Nossa sugestão, caso você queira conhecer o Nyamata Genocide Memorial Centre, é que faça um bate volta de Kigali. Mas caso queira seguir para Nyungwe Forest no mesmo dia, volte para Kigali e pegue a estrada principal que é asfaltada.
Além disso, saiba que:
- Dirigem na mesma mão que no Brasil, lado direito da pista e esquerdo do volante, a maioria dos países vizinhos dirigem na mão inglesa;
- O trânsito no geral é tranquilo principalmente fora da capital;
- Fique atento quanto aos postos de gasolina, não são tão próximos uns aos outros;
- Tenha sempre dinheiro, pois vários postos fora da capital Kigali não aceitam cartão;
- Usamos os aplicativos do Google Maps e MapsMe para navegação, igualmente úteis;
- esteja sempre com seu passaporte e habilitação – passamos por várias blitz e fomos parados uma vez (mas foi tranquilo);
Por fim, ficamos bem contentes com a nossa Road Trip pelo país das mil colinas e no geral foi bem tranquila. Atendeu bem as nossas expectativas.
Sobretudo, esperamos que tenha gostado desse post e que seja útil para planejar a sua road trip por Ruanda. Qualquer dúvida só deixar nos comentários.
Se RoCa no Mundo e viaje com a gente!
Até a próxima!
Leave a Reply