Vou falar de todos os cuidados que tivemos com a nossa saúde e as vacinas para viagem que tomamos, antes de deixar o Brasil rumo a nossa viagem de volta ao mundo.
E vou te dar também, algumas dicas simples mas extremamente úteis para você cuidar da sua saúde e poder fazer quantas viagens quiser.
Quem nunca ouviu um cliche famoso que diz – saúde é o que importa, o resto a gente corre atrás.
Eu como enfermeira presenciei muita gente chorando pelo leite derramado por não correr atrás da saúde também. E, particularmente, acho essa frase um tanto contraditória.
Então vou falar o que temos adotado para fugir disso.
TENHA HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS
Acho que você vai concordar comigo que com saúde e disposição as viagens são bem melhores.
E lembre-se, o melhor tratamento de saúde que existe é a prevenção. Então bons hábitos são a melhor forma de prevenir doenças.
E antes que você comece a pensar que nós somos todo perfil naturebas, quero deixar claro que Rogerio e eu adoramos comer e beber bem. E que pra nós também é um super desafio manter bons hábitos.
Mas como tudo na vida o segredo está no equilíbrio. Logo, nós deixamos as regalias e o descanso para o final de semana e fizemos o seguinte:
- Não consumir álcool durante a semana, com excessões para ocasiões especiais. E no final de semana reduzimos a quantidade;
- Atividade física, por 30 minutos, 5 vezes na semana. Para a maioria, se exercitar com frequência é o maior desafio. Mais saibam que é o que traz mais resultados, tanto físicos quanto emocionais;
- Alimentação saudável durante a semana, e a alimentação não tão saudável, no final de semana;
- Abolimos açúcar refinado e reduzimos o uso de sal;
- Tiramos o doce após a refeição durante a semana;
- Dormir pelo menos 6 horas e dormir bem.
Como podem ver, nós não abrimos mão de nada do que associamos a prazer (comida e bebida). Somente buscamos o equilíbrio entre bons hábitos e prazer.
E como bons hábitos requerem disciplina e método, usamos os ensinamentos de alguns livros para instituir uma rotina frequente e focada.
- O poder do hábito – Charles Duhigg.
- O milagre da manhã – Hal Elrod.
- Não negocie com a preguiça – Alê Prates.
Afirmo que, no nosso caso, esses livros foram transformadores para mudar o nosso estilo de vida. E sempre que sinto que estamos afrouxando o cinto, lemos novamente pontos importantes para manter o foco.
ANTES DE CAIR NA ESTRADA
Fazer um check up de saúde anual, faz parte de bons hábitos de vida e permitem que caso alguma doença se manifeste, principalmente àquelas consideradas silenciosas, seja controlada desde o início.
E para viajar é mais importante ainda se certificar de que tudo vai bem. Até porque ninguém quer interromper as férias para ir ao médico.
E claro, que ainda assim, imprevistos acontecem e as vezes é necessário. Por isso nunca viagem sem um seguro viagem .
Faça a cotação do seu seguro viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Assim você valoriza o nosso trabalho e ainda ganha 5% com o CUPOM ROCANOMUNDO5
MEDIDAS QUE VÃO ALÉM DAS VACINAS PARA VIAGEM
No nosso caso, realizamos vários check – ups ao longo dos 2 anos de planejamento pré viagem. E inclusive, rolou até cirurgia preventiva para evitar maiores complicações durante a viagem de volta ao mundo.
O Rô tirou a vesícula pois havia inúmeras pedras e o médico achou melhor remover. E nós dois fizemos cirurgia para corrigir a miopia e agora não usamos mais óculos. 😉
Essas foram medidas um pouco mais invasivas que se aplicavam ao nosso caso. Obviamente que você não vai sair fazendo cirurgia para uma viagem de férias de 30 dias. Até porque você passaria as suas férias se recuperando da cirurgia.
Mas para àqueles que pretendem fazer uma viagem longa como a nossa – ATENÇÃO.
Aproveite enquanto você provavelmente tem um convênio médico para fazer um mega check up.
No nosso caso foi muitíssimo valioso e descobrimos algumas coisas que precisavam de uma atenção imediata para não piorar.
O Rô descobriu o inicio da diabetes e nós dois demos atenção a algumas alterações hormonais que estavam instaladas.
E isso só reforçou a necessidade de mudar nossos hábitos de vida, claro que para melhor.
VÁ AO CENTRO DE MEDICINA DO VIAJANTE
Se você vai fazer uma viagem por vários países, principalmente por países com estrutura e higiene sanitária precárias, a nossa sugestão é que você vá ao centro de medicina do viajante da sua cidade.
Se você vai fazer uma viagem por vários países, principalmente por países com estrutura e higiene sanitária precárias, a nossa sugestão é que você vá ao centro de medicina do viajante da sua cidade.
O médico responsável pelo centro de medicina do viajante é um médico infectologista. E ele geralmente sabe quais doenças estão espalhadas em cada continente, e se tem ou não um novo surto de uma determinada doença.
Em São Paulo nós fomos no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
É ele quem vai dizer quais as vacinas para viagem que você deve tomar de acordo com o seu roteiro.
Lembrando que vacina é uma parte muito importante para evitar doenças. É a chamada profilaxia.
E não é a toa que o Certificado Internacional de Vacinação ou PROFILAXIA, tem esse nome. Se você ainda não tem o seu nós fizemos um post com o passo a passo de como emitir.
Geralmente, o único Certificado Internacional que é exigido por outros países é o de febre amarela. Essa vacina é imprescindível para todo viajante e nós tomamos a nossa há muitos anos atrás.
Entretanto a médica que nos atendeu, analisou o nosso roteiro e indicou a vacina injetável conta poliomielite e a emissão do Certificado Internacional dessa vacina também.
Então nós temos dois Certificados Internacionais. O de febre amarela e o de poliomielite.
VACINAS PARA VIAGEM DE ACORDO COM O NOSSO ROTEIRO
Outras vacinas para viagem que ela nos receitou de acordo com o nosso roteiro foram:
- Meningite ACWY.
- Febre Tifóide.
Essas duas vacinas foram pagas e valor total ficou em R$455,00. (DEZ/2018) E encontramos no Laboratório Delboni Auriemo.
Uma coisa engraçada foi que a enfermeira confirmou umas 20 vezes se estava correto que tomaríamos a vacina de febre tifóide.
E só conseguimos convencê-la quando dissemos que passaríamos quase um ano no continente africano.
Lembrando que o nosso roteiro incluí África, Europa, Ásia e Oceania. Não vamos para nenhum país da América nesse primeiro momento.
Outra vacinas para viagem que tomamos e que foram gratuitas:
- Poliomielite injetável;
- Hepatite A;
- Hepatite B;
- Raiva. Se você não foi mordido por algum animal também vão te questionar na hora de tomar.
A vacina contra encefalite japonesa nos foi indicada porém não tem no Brasil. Vamos tomar em algum lugar no caminho até o Japão.
Outra coisa importante é ir ao centro de medicina do viajante com pelo menos 3 meses de antecedência da viagem, pois várias vacinas são multi doses e precisam de mais de uma aplicação com intervalo entre elas.
Além das vacinas receitadas, recebemos inúmeras orientações como:
- uso de repelentes, principalmente em área endêmica de malária;
- higiene rigorosa das mãos, especialmente antes das refeições;
- uso de alcool gel;
- dar preferência para comer frutas que têm casca em lugares de procedência duvidosa. Como banana, laranja, mexerica, etc. Ao invés de maça, pera, morango, etc.;
- água de preferência engarrafada;
- evitar gelo;
- protetor solar, labial e chapéu.
Esperamos que esse post tenha sido útil para te inspirar a dar a devida atenção para a sua saúde física e mental.
E que você tenha em mente as possíveis vacinas para viagem que podem se aplicar à você, caso o seu roteiro seja parecido com o nosso.
VAI VIAJAR?
Faça a cotação do seu seguro viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Assim você valoriza o nosso trabalho e ainda ganha 5% com o CUPOM ROCANOMUNDO5
O Seguros Promo possui os mais novos e completos planos de seguro viagem do mercado.
Eles trabalham com as maiores e melhores seguradoras focadas no segmento. E o site consolida as informações de todas as seguradoras e compara preços e coberturas de acordo com o seu perfil de viagem. Entre em contato.
Gostou desse texto, tem alguma sugestão ou quer saber de outro assunto?
Deixe nos comentários que vamos ficar felizes em ajudar ;).
Leave a Reply