Começamos a nossa volta ao mundo pelo misterioso e encantador continente africano e, até esse momento, já cruzamos 8 fronteiras terrestres e 1 aérea, vindo do Brasil. E neste post nós vamos te contar como ir de ônibus da Tanzânia até Ruanda.
Devido a estrutura precária de alguns países do continente, se deslocar por aqui não é tarefa fácil. Por esse motivo, resolvemos compartilhar as nossas descobertas para ajudar outros viajantes que venham a se aventurar pela incrível África.
Sendo assim, vamos te contar qual a forma mais econômica que encontramos para viajar por aqui e te dar algumas dicas para você planejar o seu roteiro.
A nossa aventura começa na cidade de Dar Es Salaam, na Tanzânia e vai até a cidade de Kigali, capital de Ruanda.
CHEGADA NA TANZÂNIA
Nós entramos na Tanzânia de trem, vindo da Zâmbia, sendo que a estação final é na cidade de Dar Es Salaam. Foi uma viagem de quase 4 dias em uma ferrovia feita pelos chineses e contaremos como foi a nossa viagem no “Tazara trem” em breve.
Descobrimos que a Tanzânia é lar de inúmeras atrações turísticas, como o famoso arquipélago de Zanzibar, a montanha mais alta da África, o Kilimanjaro, e de vários parques para safári, sendo os mais famosos Serengueti e a cratera de Ngorongoro.
Mas como não dá para ter tudo nessa vida, nós escolhemos somente algumas dessas atrações e em breve faremos novos posts sobre como foi a nossa viagem à Zanzibar e a nossa visita a uma vila Massai no interior da Tanzânia.
A CIDADE PORTUÁRIA DE DAR ES SALAAM
Dar Es Salaam é a maior cidade do país e foi sua capital até a década de 70. Entretanto, atualmente, a capital da Tanzânia é Dodoma, localizada no centro do país. Mas, Dar Es Salaam ainda é um importante eixo comercial e base para inúmeras atrações turísticas.
Tanto que visitamos o arquipélago de Zanzibar pegando um ferry no porto de Dar, e fomos de ônibus para o interior da Tanzânia, partindo do mesmo terminal que tem ônibus para o país inteiro e até para o exterior.
Dar, como é usualmente chamada, é um verdadeiro caldeirão cultural e nos impressionou logo na chegada, pois até então, não tínhamos visto nada parecido nos outros países que passamos.
A começar pela religião, pois pouco mais de 30% da população é islâmica, e não é incomum ver mulheres de burca. Portanto, é preciso ser cuidadoso(a) para se vestir por lá.
Além disso, como esteve muito ligado com o comércio de especiarias no Oriente, outra cultura presente no dia a dia da cidade, é a indiana.
TERMINAL DE ÔNIBUS UNBUNGO – DAR ES SALAAM
Pois bem, é do terminal de ônibus Unbungo, na cidade de Dar Es Salaam na Tanzânia que sai o ônibus com destino a Kigali em Ruanda. O nome da empresa que opera esse trecho é Trinity.
É uma viagem de pouco mais de 1.500 km com duração prevista de 37 horas, se tudo correr bem.
O preço da passagem em agosto de 2019 foi de TZS 80.000 (Xelins da Tanzânia) o equivalente a U$35 ou R$140.
O ônibus parte todos os dias às 6 da manhã e o nosso foi pontual, entretanto pegamos bastante trânsito e por volta das 10 da manhã não tínhamos avançado muito além da cidade de Dar ainda.
Durante a noite entramos em estrada de terra e nunca mais saímos. Foi bem agitado, para não dizer desconfortável. Mas para nossa sorte, no meio da madrugada o motorista parou em um local para comer e descansar. E foi daí que dormimos um pouco melhor.
VAI VIAJAR?
Faça a cotação do seu seguro viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Assim você valoriza o nosso trabalho e ainda ganha 5% com o CUPOM ROCANOMUNDO5
O Seguros Promo possui os mais novos e completos planos de seguro viagem do mercado.
Eles trabalham com as maiores e melhores seguradoras focadas no segmento. E o site consolida as informações de todas as seguradoras e compara preços e coberturas de acordo com o seu perfil de viagem. Entre em contato.
E depois de exatamente 30 horas de viagem, chegamos na fronteira de Rusumo entre a Tanzânia e Ruanda.
Ficamos por volta de 2 horas por lá e por volta das 4 da tarde estávamos oficialmente em solo ruandês.
Neste post, nós contamos como foi para obter o “East Africa Tourist Visa”, que dá direito a entrar em Ruanda, Uganda e Quênia com um único visto, e sobre a nossa passagem pela fronteira de Rusumo.
Fato engraçado foi o oficial dizer que o último passaporte brasileiro que ele havia visto nessa fronteira fazia mais de um ano.
Logo que mudamos oficialmente de país a estrada ainda era esburacada e de terra mas após uns 10 minutos caímos em uma estrada pavimentada que deu até gosto. Mas não durou muito e a de terra voltou. rs
Depois de 3 meses na Tanzânia, estávamos animados em entrar em um novo país. E não um país qualquer, mas em Ruanda, que é considerada atualmente como a Cingapura da África, devido ao seu crescimento econômico.
CHEGADA EM KIGALI
Depois de 37 horas de viagem, finalmente chegamos em Kigali, a capital de Ruanda.
Saltamos do ônibus na primeira parada da capital, existem duas, e felizmente, a nossa bagagem estava lá. Porém irreconhecíveis pela cor de terra que adquiriram.
Do terminal de ônibus de Kigali pegamos um táxi até o nosso hotel, onde chegamos sã e salvos, sedentos por um banho e uma água gelada.
Passamos um mês na cidade de Kigali e contamos o que fazer, aonde comer e como se deslocar, nesse post. (em breve)
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE SE AVENTURAR DE ÔNIBUS DA TANZÂNIA ATÉ RUANDA
SOBRE O TRÂNSITO NO PAÍS
- Na Tanzânia eles dirigem na mão inglesa;
- O trânsito é caótico no país inteiro, inclusive esse deslocamento foi bem cansativo;
- As estradas são esburacadas, e a maior parte desse trecho é de terra;
- Não é recomendado alugar carro pois além dos fatores acima, e de transporte ser barato, problemas com corrupção policial são acentuados;
- Eles dirigem de forma bem agressiva;
SOBRE O TERMINAL DE ÔNIBUS UNBUNGO
- Não existe guichê;
- Os ônibus ficam todos enfileirados em um grande pátio;
- Eles são separados por empresas. Então você pode ver um ônibus que vai para o mesmo lugar, em extremidades distintas do pátio, porque não são da mesma empresa;
- É melhor você saber qual ou quais, as empresas que operam o seu destino para escolher o ônibus melhorzinho;
- É lotado de gente te agarrando para carregar a sua mala;
- E também querendo saber o seu destino para te levar até o ônibus e ganhar uma gorjeta. É bem desagradável;
- Paga TZS 300 por pessoa para entrar no terminal ou TZS 2.500 para o seu Uber estacionar lá dentro; (sim, tem Uber na Tanzânia)
SOBRE OS ÔNIBUS
- Como não tem guichê você paga a passagem na porta do ônibus e recebe um ticket. Mantenha com você pois muitas vezes o fiscal pede depois dentro do ônibus;
- As malas vão para o bagageiro e seja o que Deus quiser. Não tem ticket ou qualquer identificação, e cada um diz qual a sua na hora de descer. Obviamente que itens de valor estavam sempre com a gente;
- Nos 2 ônibus que pegamos na Tanzânia, tanto para ir para Handeni, quanto para ir para Ruanda, o som da tv era ensurdecedor. Isso por várias horas foi f…e pasme, mesmo durante a noite. Foi de chorar;
- Os 2 ônibus que pegamos tinham ar condicionado, mas não ficou ligado o tempo todo;
- Os ônibus variam muito dependendo da empresa, mas os 2 que pegamos tinham carregador USB, cinto de segurança e poltronas reclináveis. Obs: o carregador USB do Rô não estava funcionando, mas o meu estava;
- Ambos tinham um bagageiro pequeno acima das poltronas mas não cabe muita coisa;
- Nenhum dos 2 ônibus tinham banheiro dentro;
SOBRE A VIAGEM DE ÔNIBUS DA TANZÂNIA ATÉ RUANDA
- As paradas para banheiro são bem breves, nada de enrolar ou alongar para esticar as pernas;
- Os banheiros das paradas geralmente são um buraco no chão;
- Com o sol forte, sem o ar condicionado ligado e a poeira da estrada, a viagem parece durar 20 dias;
- Isso sem falar do cheirinho que fica no ônibus;
- Os tanzanianos as vezes gritam bastante;
- E não é fácil encontrar passageiro, motorista ou fiscal que fale inglês;
- É comum algumas paradas onde vendedores ambulantes oferecem seus produtos tanto dentro do ônibus quanto pela janela;
- Não existe parada longa para comer, tem que comprar e comer dentro do ônibus;
- Leve alguma comida para não depender das barracas de comida das paradas ou dos vendedores ambulantes;
- Próximo a fronteira sobem vendedores que fazem câmbio, caso você não tenha nada de Franco ruandês é legal trocar um pouco (não sabemos se era uma boa cotação);
NOSSAS IMPRESSÕES SOBRE A VIAGEM DE ÔNIBUS DA TANZÂNIA ATÉ RUANDA
De fato é um tanto desconfortável e as estradas não ajudam. Por várias vezes bateu um cansaço e deu vontade de pedir para sair…mas, sair para onde!? rs
A paisagem é bem bonita em alguns pontos e bem triste em outros. A Tanzânia é um país majoritariamente rural e a pobreza é evidente. Mas a chegada em Ruanda é bem diferente.
Porém, nós começamos a nossa viagem de volta ao mundo pelo continente africano porque estávamos cansados de viver em uma bolha.
E concluímos que jamais deixaríamos a nossa zona de conforto se o nosso roteiro e estilo de viagem continuasse gourmet.
Por esse motivo, estamos adorando desbravar esse continente da forma mais genuína possível. Mesmo que para isso a gente passe quase 2 dias em um ônibus, ou 4 dias em um trem.
Se o seu caso for parecido com o nosso, e você se permitir vivenciar um experiência mais autêntica, temos certeza que será uma viagem transformadora para você também.
Esperamos que este post te guie para montar o seu roteiro por esse continente incrível.
E se você tem dúvida, deixe nos comentários, será um prazer ajudar!
Se Roca no Mundo e viaje com a gente!
Até a próxima!
Leave a Reply